Casa de Muriquinho

Em meados de 1900, um pedaço de história tomou forma em Cocalzinho, uma comunidade quilombola encravada nos limites da cidade de São Bento, na Baixada Maranhense. Hoje, cerca de 120 famílias chamam esse lugar de lar, sustentando-se através da agricultura familiar, da pesca e da criação agropecuária de subsistência. A comunidade também pratica o comércio de escambo, trocando parte de sua colheita de arroz por produtos como a farinha.

Dentro dos limites de Cocalzinho, encontra-se uma escola, cujos professores são nativos da comunidade, mantendo viva a tradição. A solidariedade reina, com vizinhos unindo forças para ajudar na colheita das plantações uns dos outros, além disso, manifestações culturais maranhenses, como o Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi e tocação de Caixas, enriquecem a identidade única da comunidade. Neste cenário, o Instituto Comunitário Baixada Maranhense surge como uma luz de esperança, criando um espaço seguro e criativo para fortalecer as capacidades locais.

Com o seu apoio buscamos construindo um laboratório criativo físico para mais do que fortalecer capacidades, ser um espaço seguro criado para experimentar, aprender e para conectar a comunidade, fortalecendo assim a participação cidadã das pessoas e formando novas lideranças comunitárias.

Este é um chamado para apoiar o legado de uma região e sua história, para juntos fortalecermos a participação cidadã, formando novas lideranças comunitárias e preservando a rica história de Cocalzinho. Junte-se a nós nessa jornada!

A ORGANIZAÇÃO

Instituto Comunitário Baixada Maranhense é uma fundação comunitária criada por pessoas nascidas ou moradoras da região, que surge com o objetivo de transformação em comunidades vulneráveis da região, via captação de recursos, fortalecimento de organizações comunitárias e doações que transformam escassez em abundância.

O Instituto Baixada é constituído por 29 membros, destes, 25 são fundadores e 04 são convidados. Todos nasceram na Baixada Maranhense e continuam, de alguma forma, apoiando as ações de desenvolvimento comunitário no território, mesmo que estejam vivendo fora dele.

 

A CAMPANHA

Através dessa campanha buscamos construir a Casa de Muriquinho, um espaço físico e criativo de formação sociocultural, com governança local, para crianças e adolescentes quilombolas, que tem como objetivo resgatar conhecimentos e tecnologias ancestrais e apoiar os seus desenvolvimentos por meio do acesso ao campo tecnológico, conectando Cocalzinho com o mundo.

O nosso público principal são cerca de 150 crianças e adolescentes quilombolas que vivem na região. Dessa forma, iremos contribuir para na valorização dos conhecimentos locais, possibilitando aprendizagem tecnológica e construindo um espaço de educação antirracista, com vista ao fortalecimento da participação cidadã e formação de novas lideranças comunitárias.

Nosso sonho é criar oportunidades de aprendizagem para toda a comunidade, apoiando as tomadas de decisões coletivas, fortalecendo a permanência dos estudantes nas escolas e mobilizando recursos para viabilizar uma programação permanente.

Um espaço para experimentar, aprender e para conectar a comunidade.

Faça parte desse sonho! Juntos, a Casa de Muriquinho será uma realidade!

R$ 20,00
Informação pessoal

Termos

Total da doação: R$20,00