BOLSA EMBAIXADEIRO
Proponente:
Instituto comunitário Baixada Maranhense
Contexto:
O Brasil melhorou nos últimos vinte anos a oferta de Educação Superior. O ingresso através do ENEM e a política de cotas, FIES, facilitou a entrada na universidade para muitas pessoas de todo o país, independente do local onde estejam.
Contudo, nem sempre o fato de uma/uma jovem passar no ENEM quer dizer que ele tenha condição de cursar. Por algum tempo o FIES contribuiu com custeios, mas essa política deixou muitos jovens endividados. Os alunos precisam pagar alimentação, material, transporte e outras despesas quando saem de suas cidades.
Por essa razão, o Instituto Baixada e a Formação Faculdade Integrada uniram-se para oferecer a BOLSA EMBAIXADEIRO para jovens da Baixada. As duas instituições custeiam de 80 a 90% da bolsa, como contrapartida, mas há a necessidade de custeio de 10 a 20% que cobre deslocamentos de professores para as unidades da Faculdade onde são ofertados os cursos.
Ideia do projeto:
Essa Bolsa é destinada a estudantes da Baixada Maranhense que desejam fazer graduação ou um curso técnico.
Até o momento já foram doadas 40 bolsas de Pedagogia e 160 bolsas de cursos técnicos de Gestão de Negócios e Agentes Comunitários de Saúde.
Período:
Cursos técnicos – 18 meses
Graduação – 4 anos